sábado, 9 de julho de 2011


REALIDADE ALTERNATIVA

Com a luz acesa do quarto de dormir
pude perceber que ela ainda lia
era alta madrugada mas a leitura a envolvia

Passei pelo corredor e fiz algum ruído
queria que ela me chamasse
abandonasse a ficção e enfim me amasse

Mas que nada, precisei me conformar
No café da manhã, ela contou-me
o livro todo, empolgada, consolou-me

Disse sentir-se à história ligada
como se fosse de sua vida que falavam
eu nada disse mas as lágrimas brotavam

Luana não precisou perguntar-me
ela sabia o que se passava em mim
também a ela a emoção saía assim

-Desidério, somos nós aqui retratados
ou fomos nós em algum tempo e espaço?
Não respondi, a cabeça em embaraço

Todo drama, a tragédia exposta em livro
causou-me náusea, como se um diário
houvesse sido aberto, um inventário

-Não é ficção realmente, minha querida.
E cambaleei até o sofá, a minha frente
um portal se abria de forma veemente

Assisti a tudo o que já vivi
com direito a toda a dor sentir
e a culpa ainda a querer me punir

Pois que matei e usurpei e paguei
um alto preço ao perder meu maior bem
o amor que não se vende por qualquer vintém

Luana nada via pois que já havia lido tudo
durante a madrugada, quando assustada
foi relembrando o que parecia ser uma cilada

-Por que volta-nos tudo o que vivemos?
Não foi suficiente o valor de uma vida
para apagarmos as cicatrizes da ferida?

Perguntava-se ela, chorando desconsolada
Eu nada podia fazer, dilacerado pela mente
me acusando pela insanidade ainda presente

Quando o portal de lembranças fechou-se
de súbito ocorreu-me um lampejo na ideia
recorri ao livro, narrativa de minha epopeia

Não havia nome do autor, sentei-me ao computador
Luana quis saber no que eu pensava
porém, totalmente absorto eu me achava

Digitei páginas e páginas de uma história
parecida com aquela tão minha algoz
mas eu a modificava em frêmito feroz

Eu suava e nem mais percebia Luana
que em transe me olhava sem me ver
Seu semblante modificava-se sem querer

Ao terminar de verter a inspiração
salvadora, redentora, expiação pura
uma magia branca ou negra, loucura

Suspirei numa respiração funda
então olhei para Luana, que serena
sorria e me oferecia a boca pequena

A beijei e então eu sabia
que o passado fora modificado
o livro sobre a mesa, consagrado

Pedi a Luana que o lesse novamente
-Desidério, acabei de comprá-lo
nem o li ainda, estou louca para devorá-lo!

Eu ri quase convulsivamente
a amiga que antes me desdenhava
era agora minha esposa e me amava

Toda a punição de um terrível passado
fora apagada de meu livro eterno
hoje é paraíso o que antes era inferno
.

Um comentário:

my job disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.